5 Min para ler

Visitas Virtuais: Conheça a arte que nos coloca dentro de um imóvel

Por: Patrícia Nogueira
Visitas Virtuais: Conheça a arte que nos coloca dentro de um imóvel

A pandemia covid-19 veio acelerar a migração de vários setores para o mundo digital. A compra e venda de casa foi um deles. Mas como tirar o melhor partido disso? A visita virtual 3D pode ser uma solução! Por isso, juntámo-nos à Whitebalance para lhe explicar a importância de adotar já esta ferramenta.


As imposições do estado e as normas de distanciamento social obrigam a que as pessoas repensem o seu dia a dia. Passam mais tempo nas redes sociais e tomam mais decisões a partir delas. Ainda que a compra e venda de uma casa continue a ser uma decisão e processo muito pessoal, a forma como decorre também foi obrigado a mudar.

Em Portugal, segundo a Whitebalance, quando em 2018 começaram a apresentar este produto, a reação foi de agrado pela inovação na forma de apresentar os imóveis. A adoção foi gradual, começando pelo mercado de luxo, com marcas estrangeiras a operar em Portugal.

Hoje em dia, realizam mais de 250 visitas mensalmente. No entanto, com o lockdown e a instabilidade mundial, tornou-se ainda mais importante investir nesta ferramenta para fazer a diferença. Afinal, se as pessoas não podem ir até ao imóvel, e solução é levar o imóvel até elas.

O que é uma visita virtual 3D ?

A visita virtual é uma solução que vem enriquecer a experiência de quem quer comprar casa!

A realização das visitas virtuais implica várias captações de imagens em 360º, através de um equipamento próprio que, quando processadas, criam um modelo do imóvel, permitindo ao utilizador percorrer os espaços através desses pontos de captura.

Hoje em dia, podemos chamar de visita virtual a tudo o que permite apresentar um imóvel à distância, como vídeo, streaming, video-call… Ou seja, possibilita, ao futuro comprador, explorar a casa sem sair do conforto do seu sofá, explorando o imóvel de vários ângulos, perspetivas, movimentando-se dentro do mesmo, tal como se estivesse dentro dele.

Existem inúmeros tipos de visitas virtuais, no entanto, atualmente, a tecnologia Matterport é a líder de mercado não só em qualidade e versatilidade, mas também na experiência do utilizador.

As visitas virtuais ajudam a vender a sua casa?

SIM! Segundo um estudo realizado por Evan M Waters, Consultor de Marketing Internacional e um dos gurus do marketing, este refere três aspetos que mostram a importância da imagem:

  • 95% das pesquisas por novas casa são feitas online.
  • 87% dos potenciais compradores consideram a fotografia o principal meio de pesquisa e reconhecem que ao encontrar a mesma propriedade em diferentes anúncios apenas continuam a ver aquela que apresenta uma melhor qualidade.
  • 45% de aumento de leads quando a angariação passa a ser apresentada com uma imagem de qualidade.

As visitas virtuais são um tipo de conteúdo que prende e que fazem com que um visitante queira saber mais sobre o seu imóvel.

Mas que vantagens traz ao proprietário?

  • Poupam custos e reduzem viagens, não só ao proprietário mas também à agência, ou consultor. Uma visita Virtual 3D permite que nenhum dos intervenientes estejam presentes, podendo um consultor apresentar o imóvel via Skype, Zoom, ou até mesmo várias angariações ao mesmo cliente.
  • Menos contacto presencial durante a pandemia;
  • Não há limite no número de utilizações. O consultor pode apresentar online um imóvel a várias pessoas ao mesmo tempo, ou até mesmo partilhar o link com a sua rede de contactos;
  • Completam a informação que, muitas vezes, está em falta no anúncio, incentivando a que o interessado procure saber mais sobre o imóvel;
  • Validam o interesse no imóvel. Se o interessado estiver indeciso, pode ter a certeza que irá escolher aquela que mais lhe saltar à vista.
  • É um fator diferenciador que mostra como a propriedade está cuidada;
  • Transmitem sensações, pois proporciona uma observação de todo o espaço do imóvel, aceder a plantas, efetuar mediações. Esta é uma característica importante para que os compradores possam verificar as áreas disponíveis e claro, sonhar.
  • Maior probabilidade de atrair compradores estrangeiros. Uma visita virtual está num link que pode ser enviado para o mundo inteiro!

(vídeo cedido pela Whitebalance)

Whitebalance é reconhecida como uma empresa de referência em fotografia e vídeo, não só pela qualidade mas também pela capacidade de produção em escala, sendo Official Matterport Capture for Portugal. As Visitas Virtuais 3D são apenas um dos vários produtos disponibilizados pela empresa presente em todo o país. Esta abrangência permite à Whitebalance entregar o resultado final em apenas um dia útil, pronto a publicar. Ao produzirem para outras empresas, como portais imobiliários, tem a vantagem de uma economia em escala, com preços competitivos, e uma equipa fortemente capacitada.

Num mundo em que somos cada vez mais inundados por informação, quem consegue captar a atenção são aqueles que se diferenciam. Valorize agora o seu imóvel e faça-o sobressair.

O futuro é agora. Não se atrase!

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *