3 Min para ler

Conheça o Home Staging: uma forma de vender imóveis rapidamente

Por: Patrícia Nogueira
Conheça o Home Staging: uma forma de vender imóveis rapidamente

Transformar imóveis vazios em propriedades atraentes, que encantem e ajudem a valorizá-lo na hora de arrendar ou vender. Este é o objetivo do Home Staging, um conceito que nasceu nos EUA, em 1970, desenvolvido pela designer de interiores Barb Schwarz com o objetivo de valorizar os imóveis e despertar a memória afetiva de quem quer encontrar uma nova morada.


A venda de um imóvel é um processo moroso e, muitas vezes, esquecemo-nos de que a pessoa que procura uma nova casa procura, acima de tudo, um lugar com o qual se identifique e no qual ela se imagine a viver.  O papel do consultor imobiliário é aconselhar o proprietário sobre quais são as exigências dos atuais consumidores orientando-o sobre qual o investimento a ser feito para melhorar o imóvel e, com isso, aumentar o valor de venda do imóvel. É aí que surge o Home Staging!

Home Staging: O que é e como funciona?

Home, significa casa, Staging significa encenação. Ou seja, uma encenação da casa, de forma a mostrar ao comprador como será habitar nela, fazendo-o sentir-se mais confortável.

O Home Staging não é design de interiores. Para a Home Stager, nome dado a quem exerce esta profissão, Carolina Fidalgo, a diferença é clara, “O Design de interiores tem como foco a pessoa e a família, é personalizado e conta uma história pessoal, única e específica. O Home Staging é uma estratégia de marketing, para promover um imóvel no mercado. Aproveita os conhecimentos do Design de Interiores mas é despersonalizado pois é focado nos potenciais compradores”.

Pilares do Home Staging

A profissional de Home Staging ,Carolina Fidalgo, explica-nos ainda, através de um curso feito com a Home Stager brasileira, Shae Campos, os pilares fundamentais a ter em conta na hora de adotar esta técnica para a valorização de um imóvel:

  • Despersonalização;
  • Reordenação para ganhar espaço;
  • Limpeza;
  • Remodelação (quando necessário ou viável alguma obra);
  • Organização e decoração;
  • Boas fotos profissionais;
  • Um bom plano de marketing.

Vantagens do Home Staging

  • Valorização do imóvel a nível monetário.
  • Preparação do imóvel para proporcionar uma experiência agradável e memorável ao potencial comprador;
  • Visitas mais qualificadas ao imóvel;
  • Rapidez! Algumas empresas dedicadas ao home staging indicam que, no caso de turismo de habitação, a taxa de ocupação pode subir até 30%, e nos imóveis para venda, o valor pode subir até 15%.

Home Staging antes e depois: um exemplo de valorização de um imóvel.

O especialista em vendas e escritor norte americano, Zig Ziglar, defende que as pessoas não compram por razões lógicas, mas sim por razões emocionais. Daí a importância do Home Staging na hora de negociar um imóvel.

Inspire-se com este exemplo de Home Staging antes e depois:

(Antes do Home Staging)homestaging

(Fonte: eBook Livreto do HS by Carolina Fidalgo – Home Staging de Shae Campos) 

(Depois do Home Staging)homestaging

(Fonte: eBook Livreto do HS by Carolina Fidalgo – Home Staging de Shae Campos) 

 

Ouça agora o episódio keetalks com a Carolina Fidalgo:

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *