3 Min para ler

Saiba qual o melhor momento para vender a sua casa

Por: Keezag
Saiba qual o melhor momento para vender a sua casa

Está a pensar em vender o seu imóvel. Colocou no papel os prós e contras e, ainda assim, tem dúvidas quanto ao melhor momento para vender a sua casa? Existem diversos factores que podem ser tidos em conta nesses momentos. Muito se diz sobre épocas do ano propícias à venda de uma casa – algo como no início da primavera -, contudo é importante ficar atento ao movimento económico local e até mesmo atento às taxas de crédito dos bancos. Aqui listamos alguns pontos interessantes que o podem ajudar.


Está na hora de vender a casa?

A pergunta até parece um tanto ou quanto óbvia, mas, vamos lá: está preparado para esse grande momento? Por vezes precisamos ponderar os nossos momentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Perceba se o que quer é o que precisa. Veja se a mudança é necessária, se terá efeitos colaterais – como mudança de local de trabalho, escola das crianças, aumento do tempo entre casa e trabalho, etc. Faça uma lista dos prós e contras. Com certeza vai achar um bom equilíbrio para esta decisão!

Existe uma época certa para vender um imóvel?

Existe uma certa ideia de que os melhores meses para colocar uma casa à venda são na primavera. Uma pesquisa de um portal de imóveis americano refere que a primeira quinzena do mês de maio ajuda a acelerar o processo de venda de um imóvel. Bom, não é? Mas esteja atento ao preço de venda, pois a concorrência será maior.  Se gosta da ideia, visite este link para mais dicas.  A razão para a data é relativamente simples: nos meses como Dezembro, Janeiro, Julho e Agosto são períodos de férias, em que muitas pessoas aproveitam o tempo livre para lazer, viagens…

Mas alguns especialistas na matéria dizem que meses como Fevereiro ou Março também podem ser bons: eles antecedem os picos de procura, o que ajuda na hora de pensar nos preços dos imóveis. A ATTOM Data Solutions realizou uma pesquisa em 2018 que mostra que, entre os anos de 2011 e 2017, os proprietários conseguiram até 9% mais na venda de um imóvel do que em outros meses de pico (como em Junho, por exemplo).

Fique de olho no mercado imobiliário

Não é segredo que Portugal tem alcançado altos índices de venda no mercado imobiliário, certo? Recentemente o Observador publicou um artigo com base nos dados do INE em que refere que o número de casas vendidas em Portugal cresceu 19% em 2018 e os preços subiram acima dos 10% no país e dos 20% em Lisboa. Então, para quem pensa em vender o seu imóvel, estamos ainda num bom momento para isso!

As taxas importam!

Sim, sim, sim: acompanhe sempre as taxas de crédito à habitação. Se o crédito está facilitado, mais pessoas tendem a procurar imóveis para compra. Pode acompanhar neste link como andam as taxas e fazer simulações de crédito. Aliás, pode inclusive utilizar essa dica na hora de vender o seu imóvel.

A primeira impressão é a que fica

Não há como negar que a afirmação acima é bem verdadeira quando o assunto é vender um imóvel. E explico o motivo: se alguém vai visitar a sua casa e ela está desarrumada, dificilmente o comprador terá brilho nos olhos e o pensamento de “encontrei a minha a nova casa”. Então, lembre-se que precisará de fazer pequenos reforços e reparos para preparar o imóvel para as visitas. Dar uma pintura nova nas paredes, reparar torneiras, deixar divisões limpas… enfim, cuide da casa como se ainda fosse sua (bom, ela é até fechar um negócio!).

Um imóvel com boa apresentação faz com que um negócio seja fechado mais facilmente. Tenha isso em consideração 🙂

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *