3 Min para ler

Devo vender a minha casa antes de comprar uma nova?

Por: Keezag
Devo vender a minha casa antes de comprar uma nova?

A pergunta que deve está a fazer agora e, com certeza, é a que muitos também fazem quando pensam em colocar um imóvel à venda. Afinal, deve vender a sua casa antes de comprar uma nova? Explicamos-lhe tudo neste artigo.


Não há uma resposta certa. Vender primeiro o seu imóvel e depois comprar outro faz com que precise de um espaço provisório para deixar as suas coisas – existem armazéns específicos para isso. Claro que, num mundo ideal, seria incrível que as acções de venda e compra fossem simultâneas.

VENDER ANTES DE COMPRAR

Esta opção é uma boa escolha para quem precisa do dinheiro para comprar outro imóvel, por exemplo. E, claro, como referimos anteriormente, será uma escolha que o fará arrendar um espaço temporário para guardar os seus pertences até encontrar outro lar. Algo como um aluguer de curta duração, um hotel de estadia prolongada ou casas de amigos ou familiares. Ou seja, pondere: serão duas mudanças. Uma de seu imóvel actual para o temporário e outra do temporário para o imóvel comprado.

Também é interessante ressaltar que, ao vender antes de comprar um novo imóvel, você tem tempo para esperar uma melhor oferta para o seu imóvel actual. Com uma melhor oferta, mais dinheiro para negociar a sua futura compra, sem pressão de saber que já comprou um imóvel e que precisa de um valor exacto ou próximo dele.

COMPRAR ANTES DE VENDER

Esta opção faz sentido para quem prefere priorizar a procura da nova casa, não a venda da actual. É uma escolha para quem pensa num mercado sazonal, onde existe procura alta tanto para a venda quanto para a compra. Com isso, ao encontrar um novo lar, pode pensar já em colocar o seu para venda.  É uma boa escolha para quem quer evitar o stress de alinhar as agendas de venda e compra do novo imóvel, afinal,  terá tempo suficiente de organizar as suas coisas e fazer a mudança.

Mas, atenção: comprar uma casa sem vender a sua primeiro não é para todos, afinal, se formos ponderar, serão mais contas a pagar, incluindo o empréstimos bancário, se for caso disso.

COMPRAR E VENDER SIMULTANEAMENTE

Num mundo ideal, vender o seu imóvel e comprar outro simultaneamente é possível. Mas as probabilidades disso acontecer são mínimas. Logo, é preciso ter flexibilidade e paciência para analisar todas as oportunidades.

Nesta modalidade a sua agenda precisa de estar alinhada em ambos os lados, tanto da venda quanto da compra. Se aceitar uma oferta para o seu imóvel actual, tenha em atenção que será preciso solicitar que a escritura seja feita em 60 dias, pois isso dar-lhe-à mais tempo para encontrar uma nova casa e fechar o outro lado do negócio.

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *