3 Min para ler

Descubra os 5 fatores que influenciam o preço de seu Imóvel

Por: Keezag
Descubra os 5 fatores que influenciam o preço de seu Imóvel

Um dos aspetos mais importantes para a colocação de um imóvel no mercado – seja para venda ou para arrendamento – é o preço. A sua determinação é importante pois é um fator crítico para o sucesso da venda daquele imóvel. Estas avaliações são sempre mais corretas quando são feitas por profissionais: eles avaliam e comparam aquele imóvel com a concorrência, ou seja, imóveis similares e na mesma zona que estão para venda ou que foram vendidos/arrendados recentemente. Não é uma tarefa fácil, o melhor é contar com bons profissionais para o fazer. Veja mais neste artigo sobre como escolher um bom Consultor Imobiliário. Há cinco principais factores que podem influenciar directamente o preço do seu imóvel. Vamos a eles:


Localização

É um dos principais fatores do preço de um imóvel. Um imóvel da mesma tipologia no centro da cidade, por exemplo, terá um preço diferente do que se estiver localizado na periferia. O factor localização inclui outros sub-factores que uma zona pode oferecer, como transportes públicos, acessos, escolas e universidades, comércio, áreas de lazer, hospitais, supermercados etc. A combinação destes pontos faz com que a localização seja ou não mais interessante que outras.

Tipologia/ Características do Imóvel

É claro que imóveis de diferentes tipologias terão preços diferentes, certo? Mas, podemos partir do exemplo citado acima e perceber por zonas. Um apartamento T3 no centro da cidade terá um preço diferente de um T2 na mesma zona. Dois imóveis T3 podem ter preços também diferentes, mesmo localizados na mesma zona. O motivo? É preciso ver se o imóvel é novo, usado ou até se está ainda em planta apenas.

Estrutura e Conservação

Imóveis usados tendem a ter mais este item para avaliação. Caso o espaço precise de obras, o preço final tenderá a ter um “desconto” que será calculado com relação a quanto o comprador gastará para ter o imóvel remodelado. Para este factor é importante perceber se é melhor remodelar o imóvel antes da venda. Neste link tem informação de aspetos importantes sobre como preparar-se para a venda de um imóvel.

Além da parte interior, também é essencial perceber o todo: tanto moradias como apartamentos têm de ter o exterior em bom estado de conservação. Imagine sempre que este factor de estrutura e conservação é o “cartão de visita” do seu imóvel. Quanto mais bonito e bem cuidado estiver, mais influencía – para cima – o preço do imóvel.

Garagem

Viver em grandes centros urbanos tem os seus prós e contras. E, sem dúvida, um destes contras é a falta de estacionamento para moradores. Um imóvel pode ter excelente localização, estrutura e conservação, mas se não tiver um lugar de garagem, o seu preço pode sofrer uma influência negativa.

Segurança

Imaginemos a seguinte situação: o seu imóvel encontra-se numa zona que não é muito segura mas, por estar inserido num condomínio, com todas as características de segurança, como porteiro e câmaras de vigilância, o preço pode contar com uma diferença – positiva.

Descubra outros artigos para Proprietários aqui.

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *