6 Min para ler

Contrato de Exclusividade: Quais as vantagens?

Por: Patrícia Nogueira
Contrato de Exclusividade: Quais as vantagens?

É daquelas pessoas que considera que contratar mais do que uma agência imobiliária é a chave do sucesso para vender mais rapidamente o seu imóvel? Por vezes, menos é mais, e esse pode não ser o caminho mais rápido. Nós explicamos-lhe o porquê!


Quando tomamos a decisão de vender um imóvel e escolher quem será o mediador, um dos pontos mais discutidos na assinatura do contrato de mediação imobiliária é, se será ou não viável optar por um regime de exclusividade. Podemos pensar que optar por escolher um regime não exclusivo, ou seja, mais do que uma agência, – por terem cada uma os seus contactos – pode acelerar o processo de venda. Contudo, quantidade nem sempre é qualidade e as agências sabem-no melhor do que ninguém, por isso é normal que a primeira coisa que façam, seja sugerir assinar um acordo de exclusividade.

O que é a Exclusividade?

Ter um contrato exclusivo com uma agência ou consultor significa que estes, representarão o proprietário em todas as interações de venda do imóvel, trabalhando da melhor forma para fechar o negócio. Ou seja, faz com que estes sejam os únicos responsáveis pelo processo de mediação do seu imóvel.

Olhando para estatísticas do mercado imobiliário, um estudo sobre o mercado imobiliário francês,  revela que, uma casa que é vendida sob um regime de não exclusividade demora cerca de 110 dias para ser vendida. Em contrapartida, uma casa abrangida pelo regime de exclusividade demora apenas 72 dias.

No caso de Inglaterra e Estados Unidos, os dois maiores mercados imobiliários, cerca de 95% das propriedades trabalham em regime exclusivo.

A grande questão é, como quer que a sua propriedade seja vista?

“Será que o imóvel tem algum problema?”

Anunciar o seu imóvel em diferentes plataformas e através de várias agências, pode ser mais desvantajoso do que imagina para a imagem do mesmo. Os futuros compradores podem começar a questionar-se sobre a credibilidade do imóvel, dando espaço a questões como, “Será que o imóvel tem algum problema”, ou “Porque é que a informação não é igual nos vários anúncios?”. Isto pode acontecer devido à informação prestada estar divulgada com dados diferentes em diferentes canais, o que pode causar confusão.  Numa promoção em exclusivo o anúncio só irá aparecer em determinados canais selecionados, o que elimina a sensação de desconfiança por parte do comprador.

Exclusividade, um investimento dos dois lados.

A exclusividade é um investimento também por parte do consultor. Um consultor imobiliário com um contrato de angariação exclusivo sente que tem maior probabilidade de vender o imóvel – afinal mais ninguém o pode fazer – e vai investir mais na divulgação do imóvel do que normalmente acontece em contratos não exclusivos.

Esse investimento pode passar por diversas ações como, colocação de placas, utilização de meios audiovisuais, como drones e visitas virtuais, realização de campanhas publicitárias online e offline , fotografias profissionais, realização de um open-house organizado ao pormenor para tirar o maior proveito dele, listagem do imóvel em todos os portais nacionais e internacionais, divulgação na sua própria rede de contactos e a outros agentes, pondo em prática o seu networking. Pelo contrário, se optar por escolher um regime não exclusivo, a agência poderá não se focar apenas no seu imóvel, o que irá tornar o processo de venda ainda mais lento.

Também o tempo é um investimento do consultor imobiliário e uma das maiores vantagens da exclusividade.  Se optar por trabalhar em não exclusivo, dificilmente um consultor imobiliário irá gastar dois ou três dias a percorrer a zona onde se encontra o seu imóvel para procurar interessados ou procurar quem decore a sua casa, através do homestaging, para que fique apelativa para quem a visita, ou para quem a procura na internet.

Para um consultor é extremamente arriscado investir tempo e dinheiro num imóvel que não está em exclusivo, pois o risco de não existir qualquer recompensa é elevado. Esta dinâmica de investimento e retorno faz com que o consultor invista não só na promoção do seu imóvel mas também em si próprio, um investimento pessoal para ter as ferramentas necessárias para concretizar o negócio.

Participação ativa na mediação.

Há proprietários que gostam de ter um papel ativo na mediação, outros que delegam essa tarefa ao Consultor Imobiliário. Num cenário de exclusividade é comum que o proprietário tenha uma posição mais passiva durante o processo. Pelo contrário, quando opta pelo não exclusivo, intervenções como estar presente nas visitas e gerir o acesso ao imóvel são comuns. Terá tempo para agendar e estar presente em todas as visitas?

Responsabilidade e compromisso.

A mediação é, por si só, uma atividade de risco, por isso é normal que a escolha de um Consultor Imobiliário nos deixe muitas dúvidas, caso algo corra mal. Uma das principais vantagens da exclusividade é que o consultor imobiliário escolhido para a mediação do seu imóvel é 100% responsável pelo sucesso da mesma.

Por outro lado, se o proprietário escolher um regime não exclusivo com mais do que uma agência, e o processo não estiver a correr bem, não conseguirá responsabilizar as agências que escolheu ou tentar que melhorem a sua atuação. Nesse regime, dificilmente se apuram responsáveis.

Para além das vantagens já enumeradas, outro ponto a ter em conta é o estudo de preço do imóvel e a proposta de estratégia de comercialização que a agência ou consultor lhe apresentar. No caso de optar pela não exclusividade, é provável que o mediador aceite o preço que o proprietário definiu previamente e não o adeque à realidade do mercado.

“Posso cancelar o contrato de exclusividade?”

Pode! Para além de todos os contratos exclusivos contarem com um período definido, caso não esteja satisfeito, pode cancelar o contrato de exclusividade, não implicando nenhum custo adicional. Contudo, é importante ler todos os detalhes do mesmo pois se decidir não seguir o contrato pode ter de pagar taxas de comissão. Como em tudo, certifique-se de que termina o acordo amigavelmente.

Exclusividade na keezag.

Na keezag, acreditamos na exclusividade como acelerador de vendas e transparência durante o processo. Ao submeter o imóvel na plataforma irá receber propostas de vários consultores imobiliários que pagaram a exclusividade de poder trabalhar com um proprietário na promoção do imóvel. Isto irá salvaguardar o profissionalismo e descrição que a mediação imobiliária merece.

Relembramos que as agências imobiliárias mundiais de sucesso trabalham todas em regime de exclusividade, e isso só pode querer dizer alguma coisa! 😉

Se tiver dúvidas, fale connosco.

O futuro é agora. Não se atrase!

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *