5 Min para ler

Como escolher o melhor plano de vendas para uma propriedade

Por: Patrícia Nogueira
Como escolher o melhor plano de vendas para uma propriedade

Todas as casas têm um peso emocional e financeiro aos quais não conseguimos ser indiferentes na hora de as confiarmos a alguém, para as colocar à venda. Por isso, escolher um bom plano de vendas não é fácil, mas é necessário começar por algum lado. Saiba como fazê-lo com a ajuda da keezag!

A venda de uma casa é um processo moroso, assente no fator confiança. Com a conjuntura atual do mundo, é difícil, não só confiarmos nas nossas próprias decisões, mas também no processo que ocorre depois de tomarmos uma decisão. No entanto, o nosso dia-a-dia, ainda que com ajustes e precauções, não pode parar. Por isso, se está a pensar vender a sua casa porque já não se sente bem nela, porque quer encontrar outra mais ajustada às suas necessidades, ou por qualquer outro motivo, avance com a venda.

  • Certifique-se de que o consultor é certificado;
  • Tenha preferência por especialistas na zona;
  • Valide o preço de venda proposto;
  • Avalie a comissão de intermediação imobiliária proposta;
  • Verifique os serviços disponíveis com cada consultor;
  • Compare o termo do contrato de mediação imobiliária em exclusivo;

Tenha a certeza de que o consultor é certificado

Escolha um consultor que possua uma licença AMI válida. Em Portugal, para exercer a atividade de mediação imobiliária, as empresas são obrigadas a ter a licença AMI, emitida pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Estas são licenças públicas e devem estar sempre visíveis no website dos consultores ou das agências ou podem ser consultadas, gratuitamente, no site do IMPIC.

Tenha preferência por especialistas na zona

Um especialista na zona fará uma melhor avaliação da sua propriedade, e irá promovê-la junto de possíveis compradores, afinal, ele conhece a sua zona, como a palma da mão.

Valide o preço de venda proposto

Cada  consultor imobiliário apresenta a sua proposta com base na informação que lhe é fornecida. Para isso os consultores avaliam:

  • O preço da venda por metro quadrado de propriedades equiparáveis e/ou médias na zona geográfica indicada;
  • O tipo e a área onde a propriedade se encontra;
  • O estado de conservação e benfeitorias da propriedade, ou seja, se necessita de algum tipo de recuperação;
  • Fatores que possam valorizar o imóvel, como por exemplo, acessos, a proximidade a supermercados, escolas e pontos de referência;
  • A opinião do consultor imobiliário.

Caso necessite de uma referência de preço comparativa, antes de colocar os dados do seu imóvel, a keezag fornece um estudo de preço com base em dados de mercado disponíveis na Confidencial Imobiliário, um databank independente e a  única fonte em Portugal com dados estatísticos sobre preços reais de transação, yields e contratos de arrendamento de imóveis residenciais.

Avalie a comissão de intermediação imobiliária proposta

Uma das consequências da transparência nos termos das propostas e da liberdade de escolha do proprietário, é a pressão para a redução de comissões excessivas. Por norma, as propriedades com procura no mercado, influenciada pela localização, tipologia ou características diferenciadoras, obtêm propostas com comissões menores.

É, por isso, importante avaliar a comissão proposta, pelo peso e impacto que tem para o proprietário, no que diz respeito à rentabilidade da venda do imóvel. Captura de Tela 2020-11-17 às 12.57.11

Verifique os serviços disponíveis de cada consultor

Como já referimos anteriormente, consultores diferentes oferecem serviços diferentes. A divulgação em redes de compradores, a gestão de visitas, o home staging, as dicas para fotos profissionais que valorizem o seu imóvel e o apoio administrativo e legal, são sempre diferentes de consultor para consultor, cabe ao proprietário entender qual o melhor serviço para si.

É importante avaliar, não só o tipo e quantidade de serviços que se apresentam ao lado do contrato de mediação imobiliária, mas também entender se são os adequados para efetivar a venda da propriedade.

Compare o termo do contrato de mediação imobiliária em exclusivo 

Contratos com duração mais curta, significam uma maior certeza do sucesso do consultor na conclusão do negócio. Para que um consultor possa contactar o proprietário e assinar o contrato de mediação imobiliária, em exclusivo para o período proposto, o mesmo tem de pagar o valor do serviço da keezag. A acrescentar a  essa exclusividade, existe a livre escolha do proprietário que, no termo do contrato, é livre para assinar outro contrato de mediação imobiliária caso não esteja satisfeito. Estes dois pontos são fundamentais, uma vez que o Consultor Imobiliário escolhido investe do seu próprio bolso para poder vender o seu imóvel.

Na dúvida, contrate um especialista keezag!

A keezag não intervém no negócio imobiliário, mas pode ajudar a identificar alguns fatores críticos na hora de decidir.

A decisão de escolher o consultor ideal para vender o seu imóvel cabe unicamente ao proprietário. O consultor aceita essa escolha ao pagar o valor dos serviços keezag.  Nessa altura, a keezag é totalmente imparcial no serviço que presta a proprietários e consultores, respeitando a liberdade de escolha, o empreendedorismo e a livre vontade dos participantes no mercado.

Submeta agora o seu imóvel na plataforma keezag!

A keezag descomplica. Experimente. Só tem a ganhar!

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *