2 Min para ler

Caderneta Predial Urbana: o que é, para que serve e como obter

Por: Keezag
Caderneta Predial Urbana: o que é, para que serve e como obter

Numa transação de compra ou venda de uma casa, a Caderneta Predial Urbana é essencial para que a negociação prossiga. É o certificado que todos os imóveis possuem obrigatoriamente. É uma espécie de bilhete de identidade do imóvel!


Este tipo de documento é emitido pela Autoridade Tributária e inclui todas as informações fiscais necessárias associadas ao imóvel, bem como a identificação do prédio (distrito, freguesia); o endereço do imóvel; a descrição; as áreas; a disposição (se está orientada a norte, sul, nascente ou poente); os titulares da habitação; entre outros aspetos.

Quando vender a sua casa, tenha em mente que precisará deste documento para fornecer ao comprador. Além disto, a Caderneta Predial Urbana também indica o VPT (Valor Patrimonial Tributário) – uma importante informação para calcular o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

Como obter a caderneta predial urbana?

A forma mais simples e rápida é através do Portal das Finanças! Siga os seguintes passos:

  • Aceda ao Portal das Finanças. Clique em: Serviços Tributários, depois em CidadãosConsultarImóveis e Património Predial. Neste ecrã poderá ver uma lista com o seu património predial e selecionar a opção da Caderneta Predial Urbana para imprimir ou guardar como arquivo digital no seu computador.

Na keezag, esta documentação é necessária para que aconteça a celebração do contrato entre o proprietário e o consultor imobiliário escolhido. É uma forma que a plataforma tem de validar a transação e dar mais segurança às duas partes.

 

Quer vender a sua casa e não sabe por onde começar? A keezag ajuda! Descomplicamos todo o processo de venda. Registe-se agora.

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *