5 Min para ler

8 dicas para melhorar o networking de Consultores Imobiliários

Por: Keezag
8 dicas para melhorar o networking de Consultores Imobiliários

networking é algo cada vez mais falado no mundo empresarial, transversal a todas as áreas de actuação. Mas o que é realmente o networking e porque é tão importante para Consultores Imobiliários?


Esta prática é, nada mais, do que trabalhar a sua rede de contactos, de forma a ampliá-la. Imagine que alguém precisa de um imóvel. A primeira ação é sempre perguntar a amigos se conhecem um consultor de confiança. É justamente aí que entra o networking!

A rede de contactos abrange não só os seus amigos e colegas de trabalho, mas também conhecidos, amigos de infância, vizinhos, amigos de amigos e potenciais clientes. Todas as pessoas fazem parte! É uma poderosa ferramenta de marketing pessoal desenvolvida principalmente através do ‘boca a boca’, no entanto, não se resume apenas a isso. Deve existir uma estratégia, para que mantenha a sua rede ativa. Mas como fazer?

Como é que os Consultores Imobiliários podem fazer um networking de sucesso? Veja as 8 dicas práticas!

1) Comece já!

Não espere por um momento mais difícil para começar a ampliar a sua rede de contactos esta deve ser uma prática frequente e a longo prazo, só assim será eficaz.

2) Veja e seja visto

Fique atento aos eventos específicos para o mercado imobiliário (SIL, SIP, Imocionate, O Desafio, APROXIMO). Diversos eventos do ramo imobiliário contam com workshops, palestras e muitas atividades interessantes para ajudar a aumentar o seu potencial profissional como Consultor Imobiliário. Estes eventos servem também para conhecer pessoas, por isso deixe a timidez em casa e leve o seu cartão de visita no bolso, vai ser-lhe muito útil!

3) Retome contactos

Como dissemos inicialmente, todos podem fazer parte do nosso networking. Retome contactos com pessoas que estudaram consigo ou com pessoas que conheceu em eventos passados. Peça a conhecidos que o indiquem ou apresentem a pessoas que podem acrescentar algo ao seu crescimento profissional.

 4) Aprenda, sempre

Esteja sempre atento ao mercado e à forma como este se comporta e evolui Participe em Masterclasses, faça cursos, ouça podcasts, aprenda. Participe mais em conversas sobre o trabalho com pessoas do ramo. A troca de experiências é ótima e ajuda bastante a aumentar o seu networking!

 5. Seja um especialista na sua zona

Conhece bem a sua zona, as pessoas e os negócios locais que a caracterizam? Seja um local! Conheça a sua zona de posicionamento e tenha autoridade sobre ela. Assim, o seu networking crescerá e, no momento certo, poderá tornar-se um nome de referência na zona onde trabalha. Conhecimento gera reconhecimento!

6. Seja gentil

Seja gentil, amigável e, com certeza, será uma referência entre os seus contactos. Não crie uma diferença entre os clientes de arrendamento e venda! Lembre-se que hoje quem arrenda pode, no futuro, ser um comprador. Ouça sempre e entenda as necessidades de quem está do outro lado. O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, no entanto, a relação deve ser bilateral, ou seja, o benefício deve ser mútuo.

7. Esteja presente

Não adianta vender aquele imóvel incrível a um cliente espetacular se, depois, desaparece de vez. Seja presente, nem que seja só digitalmente. Tenha uma lista de contactos atualizada, envie e-mails de aniversário, cartas em épocas festivas, como por exemplo, o dia em que realizou a venda. Seja lembrado para que possa ser referenciado!

8. Utilize as redes sociais

Crie um perfil nas redes sociais! Use fotografias, coloque questões, interaja em grupos que tenham relevância no sector imobiliário e siga potenciais compradores. Lembre-se que as redes sociais são não só a montra da sua marca mas também uma forma de entrarem em contacto consigo.

Crie já a sua conta no Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter e, para quem quiser ser irreverente, o Tik Tok!

Mas não se esqueça, o networking nas redes sociais é apenas o meio, o fim é o relacionamento pessoal.

Networking em tempos de pandemia:

Estamos em tempo de pandemia e os contactos são, preferencialmente, menos frequentes, por isso, temos algumas dicas indispensáveis, não só para estabelecer contactos, mas para a sua organização como Consultor Imobiliário.

  • No Linkedin, conecte-se com as pessoas desta rede social e crie conteúdo relevante!
  • Participe em grupos de discussão no Facebook.
  • As Masterclasses são uma ótima forma de conhecer novos colegas de todo o país e profissionais de outras área ligada ao Sector Imobiliário, mas também para se dar a conhecer.
  •  Utilize o Trello, para poder organizar e definir todas as metas que quer atingir.
  • Faça um inventário dos seus contactos. É importante que se questione sobre quem são as pessoas que gostaria de conhecer, com quais precisa de fortalecer a sua relação, que valor tem para si, e vice-versa para se poderem ajudar mutuamente.

CONCLUINDO, fazer networking é um processo moroso e que requer dedicação. Querer dedicar o seu tempo a conhecer melhor outra pessoa, indica que é um consultor imobiliário atencioso e o que plantamos hoje, colhemos sempre mais tarde.

Comece agora a pôr em prática o seu networking. O futuro é agora. Não se atrase!

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *