5 Min para ler

5 Desvantagens em vender o seu imóvel sem a ajuda de um Profissional

Por: Keezag
5 Desvantagens em vender o seu imóvel sem a ajuda de um Profissional

Podemos ser pró-ativos e seguros de nós mesmos, mas, em algumas situações das nossas vidas vamos mesmo precisar da mão de um especialista. Um desses momentos é quando queremos vender a nossa casa. Tendemos a minimizar a dificuldade associada, afinal se já vendemos um automóvel, um tablet, ou um frigorífico, vender uma casa não há-de ser assim tão diferente… mas é! A negociação é mais complexa, a decisão do comprador não é tomada de ânimo leve e a questão da confiança é fundamental, tudo isto porque se trata de uma transação de elevado valor, na maior parte das vezes, a maior transação das nossas vidas.

Apresentamos-lhe 5 motivos para não tentar vender o seu imóvel sozinho:

1. Pense no tempo

Quando pensar em vender o seu imóvel sozinho, tenha em mente que precisará de ter tempo, mas muito tempo mesmo para poder sacrificar em nome da negociação. Desde a preparação do imóvel – analisar o que precisa ser feito, como pequenas reparações, ou até mesmo o que chamamos de “home staging”, que é o ato de deixarmos o imóvel apresentável e mais atrativo para a venda, passando pelo agendamento das visitas, qualificação dos compradores (não vale a pena mostrar a casa a todos os curiosos), mostrar a casa, falar com os interessados… é muita coisa. E para isso necessita de muito tempo.

 

2. Nem sempre poupar é sinónimo de maior lucro

Quando vende sozinho está a poupar o valor que pagaria pela comissão a uma Agência Imobiliária, mas será que isso é verdadeiramente uma poupança? O primeiro passo para quem quer realmente vender o imóvel é a correta avaliação do mesmo. Por um lado, pode ficar muito tempo sem ter contactos por ter fixado o preço superior ao que o imóvel vale, por outro lado pode estar a colocar um preço mais baixo que o de mercado, que até vai fazer com que tenha sucesso na venda, mas será que foi mesmo um sucesso? Se vendeu por menos 10 mil euros do que venderia se o fizesse através de um bom Consultor Imobiliário, a quem pagaria uma comissão de 6 mil euros, será que fez mesmo um bom negócio?

É também importante não esquecer o conjunto de serviços associados à comissão de agência, que alguns Consultores oferecem, nomeadamente fotografia profissional para o seu imóvel, todo o trabalho de divulgação (colocar em portais, montras, partilha com outras imobiliárias), qualificação de compradores, gestão de visitas e agendamentos, etc. Ou seja: quando vende sozinho, terá que fazer todo esse trabalho, incluindo a pesquisa de mercado e lembre-se que há ferramentas que só estão disponíveis para os profissionais da área. Está preparado para isso?

 

3. Saber negociar é uma arte

Assim como no ponto anterior, aqui há a dizer que muitos Proprietários imaginam que quando vendem sozinhos estão a fechar melhores negócios – ou pelo valor que pretendem pelo imóvel ou pelo facto de não pagarem comissões. Mas aí entra um erro comum: se a negociação não for uma das suas melhores competências, poderá não estar a fechar o melhor negócio. É simples: os Consultores têm mais experiência em negociar a compra e venda de imóveis e podem fazer diferença no preço final.

 

4. Vendeu, pagou

Quando escolhe um bom Consultor Imobiliário, ele faz todo o trabalho de divulgação do seu imóvel, procura compradores, oferece serviços como a fotografia profissional, assessoria jurídica e financeira, assistência na organização e obtenção de documentos necessários para a venda… e tudo isso incluído no preço. Aqui importa sublinhar o factor risco do Consultor, pois ele vai fazer todo este investimento ainda antes de ter concretizado a venda. Se não conseguir vender não recebe nada por isso. Há poucos negócios onde existam empresas que estejam dispostas a começar a trabalhar sem garantia de que esse trabalho seja remunerado. Ou seja: ter um serviço profissional que se empenhará ao máximo para que a venda aconteça fará toda a diferença para o sucesso do negócio. O seu sucesso, a venda do seu imóvel, será o sucesso do consultor.

 

5. Planeamento, comunicação e marketing

Proprietários que tentam vender os seus imóveis sozinhos também precisam ter em mente que vão ter de planear toda a parte de marketing e comunicação para atrair potenciais compradores. Parece difícil e é: tem de ser tudo muito bem planeado: perceber quais os portais em que deseja colocar o imóvel, criar os textos – que precisam ser atrativos e verdadeiros – para descrever a casa, tirar boas fotos, etc. Os que pretendem dar um passo mais ousado, podem até utilizar anúncios pagos em redes sociais como o Facebook ou o Instagram. É muita coisa e dá muito trabalho, a sério!

Sabemos que está a pensar que nem todos os Consultores Imobiliários fazem bem este trabalho, é verdade, concordamos em absoluto, por isso é que é tão importante saber escolher um bom profissional e é exatamente nessa escolha que a keezag pode ajudar.

Para não passar sozinho por todo este processo tão importante – que é a venda de sua casa – conte com a keezag para encontrar um bom Consultor Imobiliário para trabalhar consigo. Registe já o seu imóvel no nosso site para ter acesso a várias propostas de Consultores Imobiliários que estão dispostos a investir do seu bolso para o ajudar a vender o seu imóvel. Depois, é só analisar as várias propostas e escolher o profissional que lhe dá mais confiança. Escolher o consultor ideal é fundamental!

Partilhar:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *